- 2 peixes médios
- cebola
- tomate em conserva
- 1 batata pequena
- oregãos, coentros, pimenta
- azeite
- sal
- pimenta
- pimentos
- alho
Preparação:
Previamente, cozer o peixe arranjado e inteiro, com sal e uma folha de louro. Reservar todo o caldo. Retire as espinhas e pele ao peixe.
Numa panela grande, colocar o azeite, a cebola picada, o pimento, o tomate (lata pequena em cubos) e os tempêros e deixar refogar. Quando estiver bem refogado, juntar um pouco de caldo de cozer o peixe. Juntar a batata aos cubos e deixar cozer.
Quando a batata estiver cozida, com a varinha mágica, ralar bem o preparado. Podem retirar um pouco do refogado e reservar para adicionar depois de ralar. Dá um toque colorido bem engraçado!
Depois de ralar, juntar um pouco mais de caldo do peixe (a gosto) e o peixe arranjado de espinhas e pele. Rectificar tempêros e deixar ferver. Podem ir juntando um pouco mais de caldo do peixe, consoante gostem da sopa mais ou menos fina. Temperar a gosto com as ervas indicadas ou com outras que gostam mais.
Servir bem quente com pequenos cubos de pão torrado, aromatizado com azeite e alho.
Esta receita também é óptima para fazer uma açorda de peixe. Para isso basta juntar fatias de pão alentejano e deixar amolecer o preparado.
Bom apetite!
Sem comentários:
Enviar um comentário